quando você chega aqui, a construção está em umlugar diferente: um metro acima ou um metro abaixo,devido à maré”, disse ele.
Arquitetos, designers, engenheiros e líderesde projeto em todo o mundo estão encontrandorespostas e adotando soluções inovadoras, que vãodesde um porto espacial flutuante para lançamentode foguetes perto de Haiyang, na China, até umanova loja flutuante da Apple, em Singapura.
Mas a Holanda continua a ser líder emarquitetura flutuante, e as empresas locais estãoimaginando estruturas que cobrem um amploespectro de indústrias e aplicações. A empresa dearquitetura Goldsmith, Roterdã, que projetou afazenda flutuante de laticínios, também estabeleceuparceria com Peter para construir uma granja deaves que irá produzir ovos e produtos agrícolas.
Uma segunda empresa holandesa, a PowerhouseCompany, está construindo um prédio de escritóriosflutuante para o Global Center on Adaptation. Euma terceira empresa holandesa, a Waterstudio.
NL, projetou um prédio de escritórios flutuante queplaneja construir em Roterdã, usando um materialsustentável: madeira laminada cruzada.
Aqui e à direita, a primeira fazendaflutuante do mundo, em Roterdã,Holanda. Abaixo, a incorporaçãoresidencial flutuante Schoonschip, emconstrução em Amsterdã.
“A água em
todos os
lugares é a
mesma, então
você pode
facilmente
expandir sua
escala, pode
facilmente
reproduzir
os projetos
em qualquer
lugar do
mundo”.
— Peter van Wingerden,
Fazenda Flutuante, Roterdã,
Holanda
Mundo aquático
A Waterstudio.NL também está trabalhando emvários projetos residenciais flutuantes para resolvera superlotação em áreas urbanas.
Um projeto em construção em Amsterdã é aincorporação residencial flutuante Schoonschip,um espaço multiestrutural que acomodará 46
residências. No segmento de luxo, a Waterstudio.
NL fez parceria para construir uma vila flutuante em
2019 para o projeto Arkup 75, em Miami, Flórida,EUA. Essa estrutura pode alcançar estabilidadesemelhante à de uma casa (e isolamento contra aelevação do nível do mar) quando elevada em suasestacas hidráulicas, e também é capaz de navegarcomo um iate quando as estacas são retiradas.
Conforme as equipes de projeto ganham familiaridadecom os desafios da construção de estruturas flutuantesnos próximos anos, Peter espera que sua indústriaalcance um ponto de inflexão de escalabilidade,desenvolvendo métodos de construção modular.
“A água em todos os lugares é a mesma, entãovocê pode facilmente expandir sua escala, podefacilmente reproduzir os projetos em qualquerlugar do mundo”, disse ele.
FAZENDAFLUTUANTE,FOTOSDECORTESIADAGOLDSMITH.SCHOONSCHIPFOTODECORTESIADENEWGENERATIONS