antes do surgimento da COVID- 19, mas a pandemiaapenas acelerou essa tendência. Os empregos emsetores com uso intensivo de conhecimento, comoserviços financeiros e telecomunicações, tiveramum crescimento constante, particularmente no queos pesquisadores da McKinsey chamam de “centrosde crescimento”: áreas metropolitanas comoLondres, Paris e Amsterdã, que atraem candidatosde todo o continente.
Embora as contratações possam não terse recuperado totalmente, as oportunidadesem setores de uso intensivos de conhecimento(pense: gerenciamento de projetos) ainda devemsuperar as da indústria e da agricultura. E emboraos pesquisadores estimem que 22 por centodas atividades da força de trabalho possam serautomatizadas até 2030, as posições de maior riscode automação são atacado e varejo, manufatura eserviços de alimentação e acomodação.
Enquanto isso, os empregadores podem enfrentaruma batalha difícil para encontrar o talento de queprecisam para preencher posições profissionaisainda muito vivas: a população em idade ativa daEuropa deverá diminuir em 13, 5 milhões (cerca de
4 por cento) até 2030. Alemanha, Itália e Polôniaserão os mais atingidos, o que significa que osgerentes de projeto podem ter oportunidadesilimitadas.
Independentemente do país, porém, a pesquisamostra que os europeus estão mudando uma partesignificativa de suas compras de entretenimento emantimentos para on-line, criando uma demandapara que as organizações supram as necessidadesdos clientes.
“Percebi um grande pico de gerentes de projetono espaço digital por causa da pandemia”, disse LuizAndre Dias, PMP, PgMP, chefe de transformaçãode gerenciamento de portfólio, DWP Digital,Newcastle, Inglaterra. “Muitos projetos digitaisforam acelerados e exigem um número maior derecursos”.
Tenho passaporte,
vou viajar
Para gerentes de projeto em buscade contratação, a mudança de cidadepode ser um primeiro passo inteligente.
Quarenta e oito megacidades e centrostêm contribuído com 35 por centodo crescimento do emprego na UniãoEuropeia, desde 2007, de acordocom a McKinsey. E se as tendênciassubjacentes de migração de mãode obra, mudança de habilidades eautomação se mantiverem, essasmesmas cidades irão capturar maisde 50 por cento do crescimento deempregos até 2030. Por outro lado, aparcela de europeus que vive em regiõescom mercados de trabalho em retraçãopode dobrar na próxima década, paracerca de 40 por cento. Mudar-se paraum centro urbano pode significar lutarcom mais candidatos, mas não hádúvida de que também pode significarum maior número de vagas a disputar.
Surto do setor
Espera-se que três setores sejamresponsáveis por mais de 70 por cento docrescimento potencial de empregos naEuropa até 2030, de acordo com a McKinsey.
4, 5 milhões de
novos empregos
Saúde e ação social
2, 6 milhões de
novos empregos
Serviços profissionais, científicos etécnicos
2,0 milhões de
novos empregos
Educação
Trabalhadoresem uma fábricada Porscheem Stuttgart,Alemanha
FOTODETHOMASKIENZLE/AFPVIAGETTYIMAGES