arquitetura traz injustiçasembutidas: há umaarquitetura que machuca,uma arquitetura que matae uma arquitetura queprejudica”, disse Pascale Sablan. “Você precisa ativare criar projetos que mudem a narrativa e corrijamesses erros”.
Pascale pratica o que prega como sócia sênior naS9Architecture e fundadora e diretora executiva daBeyond the Built Environment LLC.
Ela cria uma visão para projetos comerciais eresidenciais através das lentes da justiça do design,além de ampliar o trabalho de outros designersdiversos. Aqui, ela destaca três sugestões de projetosque moldaram sua jornada de arquitetura e ativismo.
TORNE UMA QUESTÃO PESSOAL.
O local do projeto do Monumento Nacional doCemitério Africano, em Nova York, foi originalmenteprogramado para abrigar uma torre do governo federal de 34 andares. Mas quando foi descoberta umagrande quantidade de restos humanos durante aconstrução, o projeto foi interrompido e o local acabou sendo designado como monumento nacional.
Pascale foi um dos membros da equipe como
estagiária encarregada de desenvolver o novo
espaço, que abrange um memorial externo,
centro interpretativo e biblioteca de pesquisa para
homenagear africanos escravizados, incluindo as
15.000 pessoas, cujos esqueletos fragmentados
foram enterrados no local.
“Esta pequena obra de arquitetura tornou-se omomento de manter registros e representar toda ahistória que o local traz em si”, disse Pascale. “Eraum lugar para lembrar todos aqueles que foramroubados, que foram perdidos, mas não esquecidos.Esse foi um projeto realmente importante para mim”.
MANTENHA SUAS HABILIDADES
Quando um terremoto de magnitude 7,0 atingiu oHaiti em 2010, matando 250.000 e deslocando quase1, 5 milhão, Pascale — que tem ascendência haitiana— não hesitou em ajudar a reconstruir o país.
A Association Médicale Haïtienne à L'Étranger aescolheu para recriar seu campus acadêmico rural.Para dar início à iniciativa com poucos recursos,Pascale alavancou seu papel como Mentora ACE, umprograma de ensino médio que introduz a as profissõesem arquitetura, construção e engenharia como umaatividade ensinável — cultivando um grupo de focosecreto, com seus voluntários cuja idade correspondiaà demografia para a qual eles estavam projetando. “Elesestavam superanimados e realmente contribuíram commuita informação ao design”, disse ela.
AMPLIFIQUE AS VOZES.
O Bronx Point, um empreendimento de uso misto nobairro de South Bronx, na cidade de Nova York, temcomo objetivo virar do avesso a ideia de moradias populares com um design que coloca o residente em primeiro lugar e destaca os espaços comunitários. Comprevisão de conclusão da Fase I em 2022, o Bronx Pointabrangerá 542 unidades de moradias populares, bemcomo o primeiro museu de hip-hop f ísico, um cinemacom 10 telas, um centro cultural e espaços de lojas.
Uma das menores comodidades se tornou umadas maiores vitórias, disse Pascale. Quando osfuturos moradores solicitaram que churrasqueirasfossem adicionadas ao escopo, Pascale convenceucom sucesso a liderança do projeto a expandir oescopo e acomodar a solicitação.
“Os recursos de nossas casas podem ser tão pequenos que a possibilidade de se reunir com a comunidadee compartilhar uma refeição é muitas vezes difícil”.
MonumentoNacional doCemitérioAfricano, emNova York, NovaYork, EUA