Vidhya Abhijith, PMP
Como arquiteto de uma startup de design thinking que ajuda organizações e inovadores a concretizar ideias, Vidhya Abhijith aplica os olhos e ouvidos de um conta-dor de histórias para garantir que os projetos resolvam problemas.
“O design thinking requer identificação precisa dasnecessidades e detecção de contexto. Precisamos lembrar denossa capacidade inerente de ter empatia”, disse Vidhya. “O queeu procuro em nossos designers é essa capacidade de suspendertodos os seus julgamentos e simplesmente observar um assunto”.
Essa vontade de ir fundo ajudou a transformar vidas. Quandosua equipe estabeleceu uma parceria coma startup indiana Vroom para desenvolverum aplicativo ponto a ponto que oferecessecorridas em assentos de motociclistas, elagerou 20.000 corridas no primeiro ano.
“Este projeto mudou a maneira comocomecei a olhar para a existência humananeste planeta, como compartilhamos esteplaneta por um breve tempo e comopodemos satisfazer as necessidadesum do outro, sendo o melhor de quemsomos”, disse Vidhya.
Nos sete anos desde o lançamento doCodewave, também ajudou a EmbraceInnovations, pioneira em tecnologiada saúde, a desenvolver um aquecedorinteligente que permite aos médicos monitorar remotamente bebêsprematuros. E, mais recentemente, sua equipe criou uma soluçãocorporativa própria para ajudar a facilitar o trabalho virtual emmeio à pandemia global. A ferramenta “equipa os funcionários agerenciarem facilmente sua presença e disponibilidade, incentivandoa propriedade dos indivíduos, permitindo a autoatribuição dotrabalho e aproveitando o poder dos colegas paraalcançar objetivos compartilhados”, explicou ela.
Na busca de entender completamente a jornada do usuário, Vidhya e sua equipe confiamna representação de personagens e na inter-pretação de papéis para articular vividamenteos pontos problemáticos do usuário e seconcentrar em soluções personalizadas.
Ela também aproveita a super-potência que todo líder de projetopossui: “A boa notícia é que todosnascemos com empatia”, disse Vidhya.“Precisamos apenas acessar essa capacidade em nós mesmos e liberá-la”.
Codewave Technologies Bangalore, Índia
De que maneira
o gerenciamento
de projetos será
alterado até 2030?
No mundoextremamenteágil do futuro, asempresas funcionarãomais como umexperimento socialem andamento, semdata de término fixa— apenas evoluindocontinuamente,consciente de si ese aprimorando.
Claramente, o papeldo futuro seria o de“líder de jornada ágil”.
Por projetar soluções com foco na excelência
Ogoverno não é exatamente famoso por inovações de ponta. Tiago Chaves Oli- veira está disposto a ajudar a mudar issono Brasil. Como diretor de gerenciamento de projetos responsável por monitorar e avaliar as auditoriasdo governo, ele está semeando uma mentalidadeinventiva entre as equipes estatais.
“Considerando a complexidade de hoje, acriatividade possibilita propor soluções paraalcançar objetivos institucionais”, disse ele.
A estratégia dele? Tireas equipes de sua zonade conforto para apro-ximar o governo de seupovo. Desde que ingressou no governo em 2010,ele usou essa perspectivaorientada ao usuáriopara incentivar seu trabalho em iniciativas paramelhorar a gestão pública,combater a corrupção eaumentar a transparênciado governo. “Ao focar naexperiência de seu povo,os governos devem rede-senhar a prestação de serviços públicos”, disse ele.
Os esforços de Tiago vão além da burocraciatradicional. Como diretor de projetos especiais docapítulo local do PMI, Tiago tem um canal diretocom as inovações no trabalho da próxima geração. Ecomo professor da Escola Nacional de Administração Pública, ele está treinando os líderes do governode amanhã para aproveitar todas as novas ideias.
Tiago
Chaves
Oliveira, PMP
Qual é a habilidade
essencial para ter
sucesso na “economia
de projetos?”
Criatividade.
Considerando acomplexidade de hoje,a criatividade possibilitapropor soluções paraalcançar objetivosinstitucionais. Nofuturo, a capacidadede analisar dados seráo grande diferencial.
Consumir mais dados devárias fontes aumentaráa capacidade de tomarmelhores decisões.
Para melhorar a transparência
do governo brasileiro
Secretaria Federal de Controle Interno
da Controladoria-Geral da União
Brasília, Brasil