Kaspar Korjus
K aspar Korjus estava apenas aprendendo a ler quando a world wide web deu asas à internet. E isso provocou uma profunda admiraçãonele: como um projeto poderia ser tão transformador.“Tornou o mundo pequeno o suficiente para criarsoluções globais desde o primeiro dia”, disse Kaspar.
Antes de completar 30 anos, Kaspar assumiria aliderança na criação de uma dessas soluções para aEstônia, sua terra natal: um programa de residênciaeletrônica que forneceu a pedra angular para umarevolução no governo eletrônico. Depois que oex-estado soviético conquistou a independência em1991, seus líderes estabeleceram um plano audacioso.A pequena nação conquistaria um lugar enorme naeconomia global, criando um governo digital.
Hoje, quase todos os serviços públicos na Estôniapodem ser acessados on-line, e qualquer pessoa nomundo pode solicitar a e-Residency, que fornece aeles uma identidade digital emitida pelo governo,além de serviços como o registro de uma empresasediada na UE. Desde o lançamento do programae-Residency, quase 70.000 pessoas se tornaramresidentes eletrônicos e mais de 10.000 empresaseletrônicas foram estabelecidas.
Kaspar considera a residência eletrônica e, portanto,“transformar a Estônia em uma nação sem fronteiras”como seu maior desafio profissional — e sua maiorconquista. “Tivemos que ouvir as preocupações decada parte interessada para construir relacionamentosconfiáveis e de longo prazo”, disse ele.
No ano passado, Kaspar deixou o programae-Residency e cofundou a Pactum AI, uma startupque visa usar a IA para ajudar empresas, incluindo agigante varejista Walmart, a negociar e ajustar seuscontratos com fornecedores.
O mantra dele? Execute apenas os projetos queinspirem você. Então você inspirará outras pessoas.Essa prioridade, disse ele, será ainda mais central àmedida que a pandemia global criar novos hábitos.“Esteja pronto para entregar tudo sem reuniõesfísicas”, disse ele. Essas mudanças dão uma grandevantagem para a geração do milênio, focada nodigital, e para a geração Z. “O novo mundo já estásendo liderado pelos jovens”, disse Kaspar.
Pactum AI Tallinn, Estônia
Regras de
engajamento
A criação do programae-Residency da Estôniadeixou Kaspar Korjus comtrês diretrizes para liderar atransformação digital:
1. Ser corajoso: não espere pelaaprovação dos outros.
2. Incluir a comunidade e ocliente no processo.
3. A transformação é umjogo de longo prazo: estejamentalmente preparado paraisso.
O e-Estonia foi o número
42 na lista de projetos maisinfluentes do PMI dos últimos
50 anos.
Por levar o governo eletrônico
e a IA para o próximo nível