A pandemia global e a incerteza econômica que seseguiu remodelaram para sempre a maneira como omundo funciona — de projetos interrompidos a novasequipes virtuais. Quase a metade dos funcionáriostrabalhava em casa durante a pandemia, de acordocom uma pesquisa da Eurofound. Enos Estados Unidos, 42 por cento da força de trabalhoatualmente trabalha em casa, e os trabalhadoresremotos são hoje mais de dois terços da atividadeeconômica dos EUA, de acordo com dados da StanfordUniversity. A nova realidade exige uma nova era deliderança. Os líderes de projeto devem olhar além dosdesafios de hoje para abraçar as oportunidades empotencial e, ao mesmo tempo, cuidar dos membrosda equipe cujas vidas foram viradas de cabeça parabaixo, disse Ruchika Godha, COO da empresa deimplementação de tecnologia Advaiya, Udaipur, Índia.
“A COVID- 19 não só interrompeu a vidaprofissional, mas também mudou a vida pessoal daspessoas”, disse ela.
A liderança de projetos no mundo pós-COVIDexigirá uma enorme firmeza, e demonstrar flexibilidade,franqueza e desenvoltura será fundamental.
“Não há garantias para o futuro e nenhumaperspectiva realista sobre o novo ambiente profissionalpós-COVID- 19, só sabemos que será completamentediferente”, disse Marco De Santis, PMP, gerente deprojetos, escritório de gerenciamento de projetos detransformação digital, Tim HR Services, Roma, Itália.
Embora não haja garantias, existem estratégiasinteligentes que os profissionais de projeto podemseguir para ajudar a preparar suas carreiras, e seuportfólio organizacional, para o futuro. Aqui estãoquatro maneiras de avançar para um futuro incerto.
squeça dosnegócios desempre.
“Não há garantiaspara o futuro enenhuma perspectivarealista sobre onovo ambienteprofissional pós-COVID- 19, sósabemos que serácompletamentediferente”.
— Marco de Santis, PMP,
Tim HR Services, Roma, Itália
F
O
NT
E
D
A
I
M
AG
EM
/
G
ET
TY
I
M
AG
ES
E