NOVEMBRO/DEZEMBRO DE 2020 PM NE TWORK 5
IMAGENSDECOR TESIADAMADARCHI TEC TS
“O pavilhão de curvas
sensuais parece um ‘buraco
de minhoca’ que atravessa o
tempo e o espaço”.
— Mad Architects
PROJETO
Biblioteca Buracode Minhoca
LOCALIZAÇÃO
Haikou, China
CONCLUSÃOPLANEJADA
2021
Não haverá nenhum ângulo reto aparente quandoos visitantes se aproximarem da Biblioteca Buracode Minhoca (menção ao conceito da física), umprojeto patrocinado pelo governo em andamentoem Haikou, China. A estrutura orgânica sinuosaapresenta um telhado em balanço para aumentar ocontrole da temperatura e a eficiência energética,recortes irregulares para permitir a entrada da luznatural e melhorar a ventilação, portas de corrercurvas e paredes com cortinas de vidro retráteis.
Para fabricar a estrutura de concreto branco sememendas, a equipe da Mad Architects de Beijingadotou recursos de impressão em 3D e comandonumérico computadorizado (também conhecidocomo usinagem CNC, um tipo de manufatura
Livros em outra dimensão
subtrativa). E a equipe planeja esconder oselementos mecânicos dentro de cavidades doprédio para limitar interrupções visuais.
Como o primeiro de vários pavilhões planejadosem um programa patrocinado pelo governopara revitalizar a Baía de Haikou, na provínciade Hainan, a Biblioteca Buraco de Minhocaestabelecerá um padrão estético em uma áreaconhecida pelo turismo e pelas lojas duty-free.
Ao criar um destino multifuncional na costa, aequipe distribuiu várias funções na biblioteca: umaárea de leitura de 690 metros quadrados que podeabrigar 10.000 livros, um café e um terraço, bemcomo uma área de descanso pública de 300 metrosquadrados metros com bicicletários e chuveiros.