inicial, para que pudéssemos obter o melhor retornopara a empresa”, disse Rasantha.
Os membros da equipe frequentementetrabalhavam com os líderes das aldeias, como osprincipais chefes religiosos, para garantir que asinformações e os recursos educacionais fossemrepassados à comunidade.
“Temos percebido que, historicamente, quandotentamos falar com um grupo maior, às vezesas coisas chegam a uma situação incontrolável.Aprendemos que é melhor falar com a única pessoaque tenha influência sobre as pessoas”, disse Amila.
A equipe estava atenta para proteger os
trabalhadores e locais do projeto de ameaças
mortais, depois que bombas mataram mais de
265 pessoas em abril de 2019. Como resposta, os
líderes do projeto designaram uma pessoa local para
acompanhar cada equipe de subempreiteiros de
Bangladesh para garantir sua segurança e integração
social, bem como para manter a execução do
projeto ininterrupta. A equipe também colaborou
com os proprietários locais na segurança das obras,
especialmente nas áreas mais vulneráveis, como
selvas e montanhas. Para manter o projeto sob
controle, a equipe precisava proteger suprimentos
e equipamentos contra roubo ou danos. Assim, os
residentes mantiveram vigilância sobre os locais
e permitiram que a Mobitel criasse parceiros de
projeto no processo.
A distribuição das equipes introduziu riscos deplanejamento e comunicação. Portanto, os líderesde projeto adotaram abordagens híbridas, comsprints mensais e videoconferências em pé comosubstituição das reuniões em pé diárias para quetodos os membros da equipe pudessem participar,independentemente do local.
“Esta foi uma grande experiência de aprendizadosobre como adotar e integrar novos conceitos deoutras áreas de negócios para atender aos requisitosde negócios exclusivos da empresa”, disse Amila.
CONEXÃO DURADOURA
A Mobitel concluiu o Projeto Rural MPowermentseis meses antes do prazo, e o momento não poderiater sido melhor. A expansão total da banda largafoi concluída em janeiro de 2020, pouco antes dosfechamentos forçados pela pandemia global e davirada para um mundo regido pelo digital. Graçasao projeto, mesmo as partes mais vulneráveis doSri Lanka tiveram uma cobertura de banda largamóvel rápida e confiável para lidar com a transiçãoconforme o trabalho e as escolas mudavam paraambientes on-line.
“Com a COVID, houve um aumento repentinoe acentuado de 30 por cento de dados na rede daMobitel”, disse Rasantha. “Conseguimos atender aessa demanda porque tínhamos uma rede recém-implantada com grande capacidade”.
Além do coronavírus, o impacto foi um grandeimpulso para o futuro do Sri Lanka. Em dezembrode 2019, o tráfego de banda larga em relação aoano anterior Mobitel aumentou 96 por cento. Alémdisso, a empresa registrou crescimento de doisdígitos na receita de banda larga por trimestre em2019. Para o futuro, a Mobitel está trabalhando paraexpandir a saturação da banda larga para quase100 por cento e fornecer mais acesso a dispositivosque possam ser usados na rede: tudo isso contribuipara um Sri Lanka mais conectado.
“Estou orgulhoso do que fizemos pelo país”, disseAmila. “Quando você vê o sorriso desses moradorese como eles estão gostando do novo mundo em queestão agora e o futuro que aguarda seus filhos nospróximos 10 anos, é maravilhoso”. PM
Uma equipeconduz umainstalação.